Instalação de spot e extensão

14 04 2008

Para realizar a instalação de spots de embutir no gesso, o processo é bem simples. Porém, pode complicar um pouquinho quando há necessidade de se criar uma extensão ligando um pouco de eletricidade ao outro por cima do gesso.

Essa ligação é chamada de ligação em série, e o principal intuito desta ligação é para que, quando o interruptor for acionado, mais de um ponto de luz seja ligado ao mesmo tempo.

A instalação que será realizada é de 2 spots para lâmpadas do tipo mini-dicróica, de 12 volts. E no meu caso, eu tenho apenas um ponto com fiação elétrica preparada, onde preciso estender o fio para o outro ponto, mostrado na imagem abaixo.

Antes de começar com a instalação, confira na imagem abaixo (indicado pelos pontos na cor magenta) os materiais e equipamentos necessários para a realização do serviço:

Na ordem, da esquerda para a direita, temos:

1. Alicate de bico e de corte.
2. Fita isolante (preta).
3. Spot para mini-dicróica que será utilizado (no caso, 2).
4. Tester de voltagem.
5. Lâmpada mini-dicróica (no caso, 2).
6. Transformador de 127v para 12v e 50w (no caso, 2, sendo 1 para cada spot).
7. 2m de fio rígido aproximadamente.
8. Cabo flexível para a extensão.

A primeira coisa a se fazer é certificar-se de que o interruptor não esteja acionado, assim você evita tomar um choque. Para isso, encoste o tester nos 2 polos do fio. Se a luz NÃO acender, é porque o interruptor está desligado. Já se ela se acender, basta desligá-lo e continuar com a instalação.

 

Depois do interruptor desligado, você poderá tocar nos 2 fios sem problema algum, e descascá-los. Isso se o seu eletricista tiver feito o certo, que é levar para a lâmpada apenas o fio neutro e o retorno. A fase sempre vai no interruptor.

Faça então a extensão, ligando 2 cabos flexíveis no tamanho correspondente à distância entre os 2 pontos de iluminação (furos), sendo cada pedaço de cabo ligado em um dos fios da instalação elétrica que já existe. Lembre-se de utilizar a fita isolante de forma adequada, isolando muito bem as conexões de fios descascados que você estiver fazendo. Isso evitará curto-circuitos indesejados, além de acidentes maiores como incêndios.

 

Ligue a ponta da extensão que foi criada numa ponta do cabo rígido. A função do cabo rígido é guiar a extensão por cima do gesso, até que ele alcance o outro furo onde será instalado o segundo spot.

Ligue então um furo ao outro, guiando o cabo rígido por cima do gesso.

Dependendo da instalação elétrica que foi feita, e do acabamento dado pelo gesseiro por cima do forro, a simples tarefa de passar o cabo rígido de um ponto ao outro pode se tornar muito complicada.

No meu caso, acúmulo de massa e gesso impediam a passagem do cabo rígido de uma só vez. Então eu tive que realizar algumas “intervenções cirúrgicas” com foto e tudo, para caçar o cabo de um ponto ao outro. No final acabou dando certo.

Depois de atingido o outro furo com o cabo rígido, basta puxar a extensão para o outro ponto.

Realize então a instalação do tranformador no fio que sai pelo furo 1. E no tranformador, instale então o spot que será utilizado. Lembrando que é MUITO importante o isolamento completo de todo fio descascado, utilizando-se de fita isolante.

Dica: conecte primeiro o transformador no spot em uma superficie plana, para depois você instalar o transformador + spot de uma só vez no teto. Isso pode evitar torcicólos desnecessários, pois não terá que ficar olhando tanto para cima com os braços levantados, evitando assim também possíveis quedas.

 

Depois disto, basta inserir com cuidado, para não embolar, amassar ou cortar, os fios mais o tranformador para cima do gesso, pelo furo.

Faça a instalação do spot no teto. Cada modelo de spot possui um sistema de fixação diferente, verifique como é que funciona para o seu spot. E o acabamento final fica assim:

Depois basta repetir o processo de instalação do segundo spot, para o outro furo. Assim, depois de pronto, os 2 spots no ambiente ficam com essa cara:

Espero que você tenha gostado. E se você tiver qualquer dúvida, crítica ou observação que queira fazer, deixe um comentário que eu terei o maior prazer em ler e responder.

About these ads

Ações

Information

78 responses

14 04 2008
poloservicos

Estimular leigos a se aventurarem em trabalhos de elétrica não é uma boa idéia. Eletricidade não tem cheiro e nem cor mas mata. Por isso é trabalho para profissionais qualificados.

14 03 2011
Carlos

Pensando da sua forma, que tal proibir as donas de casas de cozinhar?

15 04 2008
Quaizasnovas

Concordo que nem estimular, fomentar ou induzir leigos em trabalhos de elétrica seja uma boa idéia mesmo! O melhor mesmo é sempre consultar um eletricista ou um especialista. Mesmo que a pessoa já tenha realizado algum trabalho simples de instalação deste tipo, e siga corretamente as dicas de segurança recomendadas por profissionais, todo cuidado e atenção é sempre imprescindível ao lidar com a rede elétrica. Fiquem atentos :)

22 06 2008
Deise

Olá, gostei das informações sobre a instalação de luzes spot. Eu mesmo não tenho nenhuma pretensão de fazer por minha conta, mas é importante entender o processo. Até tenho uma dúvida, se vc puder me responder por e-mail. A partir de um único ponto de luz ( aquele central ) eu consigo instalar uns 2 ou 3 spots, sem quebrar paredes ou tetos?? Muito obrigada, um abraço, Deise.

8 05 2010
sandra

oi deise , com produtos modernos e inovadores é muito facil fazer spots sim, e o melhor de tudo sem quebra-quebra , acesse o site http://www.eletrofitas.com.br , tem o manual de instalação para que leigos entendam o processo, mas sempre consulte um eletricista, o produto encontra-se a venda em diversos locais. O site indica.

23 06 2008
Quaizasnovas

Deise, bom dia.
Com relação à questão elétrica, vc pode instalar vários spots (lampadas) a partir de um único ponto central. Claro, lembre-se que quanto mais lâmpadas, mais energia, mais potência, mais gasto, mais risco. Mas se quiser ligar apenas mais 2 ou 3 lâmpadas, sem problemas.
Com relação à estrutura ou como fixar os spots, aí vc tem algumas saídas…
1. Você pode rebaixar o teto e fazer as furações para os spots nos locais onde você desejar.
2. Você pode utilizar canaletas modernas, e que combine com seu ambiente, e passar os fios.
3. Deixar os fios soltos e fixar o ponto de iluminação no teto, como lustres pendentes.
Boa sorte, e se precisar de alguma dica e eu puder ajudar, é só entrar em contato.
Abraço.

3 11 2011
adeilsom alves cruz

gostaria de saber se posso ligar tres lampadas dicroicas com transformador em paralelo?

29 08 2008
Eduardo

Boa tarde, gostei muito da dica, mas minha dúvida não é em relação a instalação, pois a parte eletrica já fasso normalmente, mas o que ocorre é que nunca efetuei instalações em gesso, minha dúvida é como e com o que consigo fazer os furos no gesso para instalação dos spots.
Obrigado, qualquer ajuda será muito bem vinda

31 08 2008
Quaizasnovas

Olá Eduardo!

Os furos no gesso são fáceis de fazer. O mais importante é você saber onde estão os fios por cima do gesso, e claro, deixa-los mais ou menos nas posições onde pretende furar.

Em alguns casos é preciso fazer alguns triangulos no forro, PRESERVANDO o pedaço que for retirado para sua posterior recolocação. O triangulo (furo) serve para enfiar o braço no forro caso haja perda de algum fio, ou difícil acesso pelo furo do spot. Depois seu pintor ou gesseiro pode colocá-lo de volta.

Mas falando dos furos, geralmente são feitos com furadeira, usando uma serra do tipo “copo”, compradas em casas de material para construção. Você deve saber o diâmetro do furo a partir do diametro do spot, e assim escolher o tamanho de serra adequado.

Se você não tiver uma serra que sirva para o furo, ele pode ser feito manualmente mesmo.

Em um pedaço (toco) de madeira, pregue dois pregos na distância equivalente ao RAIO do furo que se pretende fazer. Bata os pregos de modo que eles atravessem totalmente a madeira, perpendicularmente. Esta será sua ferramenta de furar.

Ache o centro do furo no teto, finque uma das pontas da ferramenta no centro, e gire, como um desenhando um círculo com um compasso, desbastando todo o perímetro da circunferência. Use força se necessário, até que a ponta que está riscando, atravesse ou chegue perto de atravessar o gesso na região do furo.

Retire a tampa, e pronto. Seu furo está lá.
Espero ter ajudado.
Abraço.

1 09 2008
Eduardo

Bom dia amigo,

Obrigado pela dica, ajudou muito e parabéns pelo espaço consedido para que possamos tirar dúvidas.

Abraços!!!

12 09 2008
Eduardo

Boa tarde,

Gostaria de saber se você tem alguma dica para instalação de um sensor de presença em uma garagem pois a mesma tem uma parte descoberta e a outra coberta devido a lage pois no caso é um sobrado, quero que assim que abrir o portão e entrar a lampada que esta nesta parte coberta se acenda, qual o melhor sensor a ser adquirido no mercado para esta finalidade.
Quanto a instalação o mesmo deve ser fixado no teto a uns 25cms da lâmpada ou em um dos cantos da parede?
Se fixado próximo a lâmpada em que direção a esquerda, direita, frente ou
na parte de traz da lâmpada.
Qualquer informação será muito bem vinda.

Abraços!!! Eduardo

5 10 2008
Adelaide

Boa tarde!

Gostaria de saber se é possivel instalar estes spots, apenas na laje, quero fazer instalação embutida na minha casa, porém não quero fazer outro forro de gesso.

Obrigada!

6 10 2008
Quaizasnovas

Olá Adelaide,

estes modelos de spot são apenas para o gesso, pois são de imbutir. Em laje, o ideal é instalar spots que não são de imbutir, aqueles que vão direto na caixinha que fica no teto, sabe?

Mas se quiser espalhar spots, ou você coloca gesso e os imbute, ou procura alguma solução com tilhos. São varios spots que ficam em trilhos, à partir do centro da sala.

Espero ter ajudado.
Abraço.

4 11 2008
Maria Talita

Olá. Estou com uma dúvida em relação a instalação de spots. No meu caso estou colocando modulados e os spots vão entrar numa caixa de madeira que ficará sobre a cama. No quarto temos dois interruptor de luz, um perto da porta e outro na cabeceira. Será que tem como eu coloca-los para funcionar independente, um para o ponto central e o outro para os spots? Na verdade eu gostaria mesmo era de manter o interruptor da cabeceira funcionando e adicionar um outro para essa nova iluminação, mas tenho dúvidas de que vá funcionar. Ainda não sei o que fazer para solucionar esse problema. Espero que possa me ajudar.

Muito obrigada pela atenção.

Maria Talita.

13 11 2008
Quaizasnovas

Talita, é provavel que dê, desde que os conduites que passam pelos interruptores também passem pelos pontos de iluminação. Converse com seu eletricista, tenho certeza que ele dará uma boa solução para teu caso.
Abraço.

4 12 2008
Marcio

Gostaria de saber a distância ideal para lampadas dicroica de 35W para fazer uma iluminação de um quadro por exemplo.abraco a todos

18 12 2008
Fernando

Muito legal as informações que você colocou sobre a instalação de spots. Eu mesmo terei que instalar em 2 quartos na minha casa e tinha dúvidas de como fica o espaço entre o teto (laje) e o gesso. Com uma das fotos publicadas, já me clarearam as idéias. Já sabia da serra copo também, diga-se de passagem é baratinho o kit, no meu caso terei que buscar os fios na iluminação central do quarto, pois o teto todo está coberto de gesso.
É verdade que, se eu comprar um saco de gesso e tirar uma “tampa” no centro do quarto onde estão os fios, depois para colocar de volta é fácil? Valeu!

22 02 2009
Michelli

Olá. Gostaria de saber se é possível iluminar ambientes apenas com spots embutidos no gesso, meu pai está reformando uma casa e não entende muito bem disso. A dúvida é se a iluminação ficará muito fraca, se é necessário colocar outro tipo de iluminação e qual? Muito obrigada

13 05 2009
Gustavo

Comprei uma luminária de imbutir ( 0,90 cm ) para a cozinha mas segundo o eletrecista ela não pode ser colocada pois a estruturação de sustentação do gesso não permite. A estrutura foi colocada de forma vertical com distância de aprox 0,60 cm , como a luminária será colocada na horizontal e possui 0,90 cm, o corte do gesso não seria possível pois a estrutura de sustentação seria cortada. Existe alguma maneira de imbutí-la ?

20 07 2009
Gisele

Bom Dia, estou com uma dúvida..como todos aqui..rsrsrs..
Estou pensando em adquirir spot de embutir para lâmpada Halógena Dicróica e ouvi que ela desloca calor para trás do refletor, então preciso deixar uma distância para que não ocorra um super aquecimento certo?
Qual a distância que geralmente o forro de gesso é colocado da laje??
E qual a distância que devemos deixar entre o spot e a laje??

Agradeço a atenção…Abraço!

6 08 2009
Maicon

Veja bem, estou querendo colocar rebaixamento de gesso na minha casa.
Na cozinha pretendo por 3 lampadas dicróicas ligadas em série, posso por elas ligadas juntas? Elas não se utilizam de transformador.
Se puder me responder por email.
Um abração…

6 11 2011
oniel

Boa tardeMaicon,
Claro que sim, desde que certique a potência e dimensione o disjuntor de alimentação correspondente a corrente,não há problemas.

Boa sorte!

11 08 2009
Rodolfo

Olá Eduardo,

gostaria de saber se todo spot instalado leva um transformador ligado ao “soquete” (não sei o nome correto, poderia me falar o nome por favor), pois moro em uma região do país que a voltagem é 220. Estou querendo colocar um spot de baixa voltagem em um oratório, contudo o oratório foi feito em parede massiça e o local onde ficaria o spot e massiço tambem. Eu pensei que só passando a mangueira da fiação, fazer o furo na parede, encaixar o spot e, por fim, passar a fiação ligar direto no “soquete” colocar a luz e estaria pronto. Conquanto, percebi que em sua instalação tem um transformador ligado ao “soquete” onde vai a lampada. O que faço?

Aguardo resposta

17 08 2009
Luciomar

Estou construindo minha casa e gostaria de saber o q tenho q fazer para embutir spot na laje em cima da cama… ainda nao concretou a laje, tenho q deixar o buraco antes de concretar ou pode ser feito depois…?

6 11 2011
oniel

Olá Luciomar,
O ideal é que vc coloque apenas uma ou duas caixas de distribuição por ambiente.
Depois, puxe os fios (de preferencia dentro de conduites) até o local onde deseja que fiquem os spots, e dê o acabamento com sanca ou gesso rebaixado.
Encher a laje de caixas de distribuição não é uma boa idéia, além do que, você não conseguirá embutir os spots. Poderá usar apenas aqueles spots externos, para lampadas incandecentes.
Abraços!

18 09 2009
Marcos

Muito boas as dicas, vou usar para instalar caixas de som ambiente no gesso.

3 10 2009
Bruno

po, elétrica é safo… mas a dica foi boaa…
site manero ém. ta add nos meus favoritos, tb m amarro em projetos arquitetonicos e tudo o mais… e 1 pergunta, em qnto está a reforma do RAPê?? rs
abrçs

4 01 2010
Leandro Ikezili

Olá,

Eu fiz os “buracos” no teto de gesso e passei a fiação, gostaria de saber como prender os spots no teto, pois ele tem duas travas tipo “V” mas não entendi como travar no teto, vc poderia iluminar minha dúvida?

Ah e parabens pelo excelente trabalho divulgado.

Att.

Leandro ikezili

13 01 2010
Fran

Eduardo

Estou construindo e na proxima semana colocarei a laje, gostaria de saber se posso determinar pontos eletricos na laje onde serão colocados os spots direcionados, como em cima da cabeceira da cama, na sala TV, embutidos na laje, sem uso do gesso, isso é viavel ou não?

13 01 2010
Quaizasnovas

Olá Fran.
O ideal é que vc coloque apenas uma ou duas caixas de distribuição por ambiente.
Depois, puxe os fios (de preferencia dentro de conduites) até o local onde deseja que fiquem os spots, e dê o acabamento com sanca ou gesso rebaixado.
Encher a laje de caixas de distribuição não é uma boa idéia, além do que, você não conseguirá embutir os spots. Poderá usar apenas aqueles spots externos, para lampadas incandecentes.
Abraços!

22 02 2010
Fabio

Olá,

Achei muito bacana o artigo e gostaria de uma opinião, quero usar o meu ático como sala de tv, o teto é todo de gesso e gostei muito da iluminação com spots.. minha dúvida é se eu coloco spot em tudo ou somente nas laterais.. esses dias eu vi um restaurante que era todo iluminado com spots.. mas tenho dúvida quanto a quantidade e se vai ficar bacana… gostaria de uma opinião…

Desde já muito obrigado.
Abraços

27 02 2010
Marino Mota

Ola depois de ter visto a sua instalação assima gostaria de saber qual é a area de alcanse massimao de um mini-dicroica e a configuração necessaria para se obetr uma iluminação completa de uma sala de area igual a 64.964 m2

3 03 2010
Douglas

Amigo, fiz no meu apto um forro de gesso, so que o pessoal que fez o forro não passou o fio por cima, agora quero colocar a iluminação com spots de croica e não sei o que fazer, pois não tem fiação nenhuma , o que devo fazer ?

27 03 2010
Tarciana

Boa Tarde!

Gostaria de sabe quantos sports do tamanho citado no exemplo acima pode ser usado em uma parede de 3,50 MM (ambiente sala de star).

Att.

Tarciana Caldas.

21 04 2010
Mara

Olá,
Fiz uma vitral de gesso na entrada de casa e agora preciso colocar os vidros. Como faço para esconder os vários fios que com certeza aparecerão quando acender a luminária.?

18 05 2010
getulio

muito bom gostei , aprendi muito com estas dicas.

6 08 2010
Nat

O pé direito da minha sala não te tão alto, assim gostaria de saber qual a distância minima que posso colocar o forro de gesso da laje?

Queria ver se seria viavel rebaixar o teto para colocar luzes spots… qual a distância mínima que devemos deixar entre o spot e a laje??

Obrigada

22 08 2010
lia

Eduardo,estou instalando um spot num marco de madeira,queria saber se aqueles ganchinhos com molas ficam para cima ou para baixo,pois nas fotos não consegui entender como encaixaste no teto,o marco tem uma polegada e meia de espessura,notei que não aparece os ganchos na tua colocação,por isso fiquei en duvida

27 08 2010
Alda

Gostaria de saber se fica sem estética, puxar de um ponto de uma luminária da sala de estar, outra luminária com o fio aparente para ficar sobre a mesa da sala de jantar, já que se trata de um lustre que vai ficar mais baixo?

2 09 2010
rafael

olá.

gostaria se você tiver algum material sobre spots e iluminação de todos os tipos, me mandar no e-mail.
outra coisa, qual o tamanho da medida entre os spots que tenho que deixar??

parabens pelo site.

Rafael

26 09 2010
Jean Carlos

caros leitores e quaizasnovas, o metodo de ligação usado nas lâmpadas no tutorial não É CHAMADO DE SÉRIE como descrito E SIM PARALELO, http://pt.wikipedia.org/wiki/Circuito_paralelo ….referente a instalação dos spots, lembrando que o tutorial é bom para as pessoas somente saibam como é feito e caso forem leigos não arrisquem a fazer e deixem os serviçsi somente para um profissional abilitado
obrigado

9 10 2010
Murilo henrique

oi,aqui no ap tem um corredor que tem gesso e 2 furinhos pa por os spots e tem um fio grosso branco,ai abri a tomada e tem um verde q acho q eh terra e um azul e deve ser o fase,como estalo os spots? grato

18 10 2010
sidney

estou instalando varios spots no forro de gesso do quarto a minha duvida é que coloquei por cima do forro uma caixinha (2×4)para cada spot e o spot vai instalado dentro da caixinha quero saber se esta correto pois estou com medo que o calor da lampada derreta a caixinha e principalmente o fio

18 11 2010
Angelica

Olá, gostaria de saber se os Spots de teto gastam mais energia eletrica do que uma lampada convencional. Meu pai está debatendo comigo que se colocar isso na minha casa a conta vai dobrar. É verdade isso?

26 11 2010
Péricles

Olá, tenho uma sanca aberta, preciso finalizá-la com a iluminação, o eletricista deixou dois pontos, um paras as dicroicas e outro para as fluorescentes. Pode me dá dicas como proceder na instalação da fluorescente? Valeu pelas dicas postadas.

28 11 2010
Romano

Parabéns pelas informações
Estou reformando a minha casa e a arquiteta falou que poderia instalar os spots de embutir na laje…ent”ao quebramos a laje e colocamos aquele suporte de caixinha de plastico. Porem ao comprar os spots o vendedor falou que era muito perigoso…Colocamos um spot e ficou bom porem agora nao sabemos se realmente tem perigo.
Obrigado

6 01 2011
camila trivino

ola.. gostaria de saber se esse spot da sua foto é o que tem o vidro ou se é o que aparece direto a lampada?, que tamanho sao esses? o de 8 cm ? essa cor é a ambar ?

grata

16 01 2011
meire

Boa noite estou precisando instalar alguns spot na minha casa porem eu não nem ideia de como fixa o spot se for possivel me envie fotos e explicação passo a passo pois eu não sei nem por onde começar . Se possivel pelo meu email.
obrigada aguardo resposta

8 02 2011
ivan

qual deve ser a distancia entre um spot e outro, obrigado. ivan

13 03 2011
alex

preciso notifica-lo que descascar é possivel em uma fruta por exemplo banana, e no caso de um condutor elétrico fio ou cabo é possivel descapar.

14 03 2011
Carlos

Deixo a dica para a instalação de spots de leds, já que as dicróicas além de consumirem 50W para uma iluminação não muito interessante, “queimam” o que iluminam diretamente, deixando os brancos amarelados. As LEDs ainda iluminam bem menos, mas consomem 3W, tendo iluminação suficiente para alguns fins e não necessitando do reator/transformador. Podem hoje ser adquiridas por preços mais acessíveis em sites de importação direta, sob encomenda ou não, como o http://www.alexaeletro.com.br onde já encomendei, comprei e gostei das que adquiri por um terço do valor das lojas de rua.

16 03 2011
Aquiles

Parabéns ao postador da informação.
Não são todos que querem dividir conhecimento, e principalmente quando não estão ganhando nada com isso.
Sua explicação mim serviu como conhecimento extra.

Obrigado, Abraço!

21 03 2011
k2x

Ate que foi bom,mas essa eletrica ai ta muito ruim tudo esta aparente muito risco.

21 03 2011
k2x

a e as lampadas sao ligadas em serie/paralelo

27 03 2011
Edvaldo

Caro, você poderia me passar dicas de como devo fazer os furos no forro de gesso para colocar luminárias de embutir, por favor?

Grato.

11 04 2011
Lucas

Olá, estou em Dúvida em relação ao local de instalação de um spot. Queria saber se eles só servem em gesso, ou se os spots podem ser instalados em outros tipos de teto, como PVC.

13 04 2011
Luiz Paulo

olá,
estou com uma duvida, posso instalar um transfomador para mais de uma
lâmpada de 12 v mesmo ligando as em paralelo?
abraços.

28 05 2011
tonio

A eletrecidade é uma força invisivel que passa num fio de cobre que pega onde esta desencapado se fode rsrrs!!!

17 06 2011
WCSA

Otimas dicas, ajudou em muito no projeto de iluminação.

8 08 2011
Rafael

Prezados bom dia,

Alguém poderia me dizer como eu coloco lustre no gesso? pois em meu apartamento só tem o furo no gesso mas não tem suporte nenhum, como vou fixar o lustre? POr Favor, me ajudem.

25 08 2011
Francelino

Minha dúvida é: o gesso do forro de minha casa é do tipo em placas. E a casa foi entregue sem as luminárias. Tem apenas a fiação exposta por furos feitos no forro, furos suficiente pra passar a fiação e mais nada.

Pra eu fazer furos maiores sobre esses pequenos, pra instalar os spots e luminárias, usaria uma serra-copo dessas de furadeira? É seguro? Tem risco de quebrar a placa?

O que fazer e como fazer?

17 09 2011
maria

Olá,
Fiz um projeto de gesso e luminotécnico para a minha sala e o forro foi instalado antes de que a fiação fosse colocada nos lugares específicos. Gostaria e saber se é possível fazer a instalação de outros pontos partindo apenas de um único ponto central existente?
Obrigada,
Maria

26 10 2011
weverton marques braga dos santos

Gostaria de saber porque minha mini dicroica não deu esse efeito final.Será que é porque a voltagem é 35w 127v sem o uso de transformador?O efeito final não ficou do jeito que eu queria pois a luz ficou com alguns riscos.Se puder me responder vou agradecer!!!!

29 10 2011
Édina Santos

Gostei demais das explicações!!!!

3 11 2011
adeilson

gostaria de saber se posso ligar três lampadas dicroicas com transformador em paralelo?

27 11 2011
Naldo

Olá…

Interessantes suas digas.
mas me diz ai… qual a distancia padrão entre os spots colocado no teto e a parede… essa padronização existe ou fica a criterio??

um abraço..

3 12 2011
mari

gostaria de saber como deve ser o ¨teto¨para a intalação dessas lâmpadas, o
gesso tem obrigatoriamente ser rebaixado?
desde ja ,

grata pela atençao.

6 12 2011
ricardo

Adorei o site no 1000

5 02 2012
luciene

como instalar essas lampadas em teto de laje

10 03 2012
Lucas

oi! eu comprei 8 spots direcionáveis pra um quarto de bebe de 10m². to pensando em instalar nos cantos, mas não sei se devo botar só nas paredes laterais (comprimento) ou tb nas paredes da largura. então, boto 4 em cada lado ou 3 em cada lado, sobrando 1 pra o fundo e 1 pra parede da frente? o quarto tem 2,5×3,80, bem pequeno. mas quero destacar os papeis de parede do quarto inteiro. e qual a distância entre elas e qual a distância do spot pra parede?

20 03 2012
Bruno

Por favor, a extensão deverá ser instalada onde em relação ao transformador?
No modelo está antes do transformador seria isto?

3 04 2012
pedro pio

ola tudo bem? tenho cinco dicroica ligada em serie em paralelo, todas com transformador 12 volts lampada de 50 volts, mas acontece que uma mesma sempre queima e as outras não. poderia me dar uma dica para sanar este problema? obrigado e tudo de bom

13 04 2012
Marden

Gostei muito. Foi simples, claro, útil demais. Parabéns!

18 04 2012
Gleice

Olá!
Mt bacana esse site! Parabéns a todos que o produzem. Minha dúvida é a seguinte: não tenho teto rebaixado de gesso e estou querendo adquirir um spot em trilho. Este pode ser instalado no ponto central de iluminação (lage)?

22 07 2012
Tânia

Nossa muito bom… meu marido quem vai colocar os spots na nossa sanca.. ele entende da parte elétrica, mas não trabalha nisso, por este motivo nunca havia colocado este material, este post vai ser de grande auxílio, gostaria de tirar uma dúvida, qual é a distância ideal do sport e da parede, e a distância ideal entre os spots, qual estas distâncias da fotos que você publicou achei que ficou bom. Muito obrigado!!!

7 09 2012
'fagundes

gostei da explicacao mito legal entendi tudo

15 09 2012
Arilson

Caro; Qual a distância média que vocês utilizam entre o centro da lâmpada croica e a parede? Objetivo decorativo. No meu caso, ainda não fiz os furos no gesso e já adquri luminárias de aprox. 8cm de diâmetro para croicas 127V 35W.

3 03 2013
11aa22bb

Então o blog só incentiva os leigos, não pode orientar melhor os profissionais? Informação é para todos. Põe em prática quem quiser. Parabéns pelo post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 25 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: