RAPÊ – Quer começar, então começe com a planta!

28 03 2008

A primeira coisa que eu fiz antes de começar a reforma, foi medir todo o apartamento e montar uma planta baixa do imóvel.

Claro que o ideal é que você faça a planta no computador, assim, você poderá incrementá-la aos poucos, em cada etapa da sua reforma. Além de tê-la sempre à mão e poder tirar várias cópias, é muito usual hoje em dia enviá-la por email para várias empresas e profissionais na hora de solicitar orçamentos e cotações.

Mas se por um acaso você não souber como fazer sua planta no computador, eu vou deixar aqui abaixo algumas URLs que poderão te ajudar mostrando um pouco o caminho. Mas lembre-se, o segredo está no Google… use-o e descobrirá!

Busca no Google
Perguntas e respostas do Yahoo
Manual Autocad 2004 2D
Planta baixa online

O programa mais indicado hoje em dia é o Autocad 2D, mas eu mesmo não o utilizo porque não o conheço muito bem. Então eu venho utilizando um software que não é o mais indicado para fazer isso, mas que para a minha necessidade tem me atendido muito bem, que é o MS-Office Visio 2003.

O Visio possui estensils, ou seja, categorias com modelos de formas variadas com funções específicas, e dentre eles, um especialmente voltado para criação de ambientes e decoração com paredes, cantos, portas e janelas, linhas de medição, automação, elétrica e hidráulica, mobiliário, entre outros: Planta de Construção.

Mas antes de sentar na frente do Visio, o primeiro passo (não tem jeito), é pegar um papel e uma caneta, uma trena, e sair medindo todo o apartamento e anotando as medidas para passar pro computador mais tarde. Faça um esboço do seu ambiente, à mão, e vá anotando todas as medidas.

Na hora de medir e passar pro computador, talvez a primeira “coisa estranha” que você notará será algo do tipo: a parede da sala mede 2 metros, e na hora de medir o outro lado, pela cozinha, deu 1,85 metros. Isso porque você tem a espessura da parede, um corredor, ou alguma diferença que claro, foi tirada nos tijolos!😉

Mas não se preocupe com isso. A idéia é pegar a medida exata de cada lado da parede e jogá-las no Visio. Assim, na hora de colocar as paredes nos locais corretos, elas terminarão por representar (mesmo que de maneira aproximada) suas reais espessuras e medidas corretas.

Veja abaixo a entrada do Visio, quado ele pede para que você escolha qual o tipo de estensil você deseja utilizar:

 Tela inicial do Visio

Selecionando a categoria Planta de Construção você deverá selecionar o modelo ao qual pretende utilizar. No caso, pode escolher o modelo Planta Baixa. Uma dica importante é que você não precisa se apegar ao modelo, pois no andar do projeto, você pode abrir outros modelos e misturá-los ao seu projeto.

Um recurso legal e que deve ser observado antes de começar a montagem do projeto no Visio é com relação à escala do seu desenho. Você poderá configurar a escala do projeto acessando o menu Arquivo e selecionando a opção Configurar Página.

 Modelo e escala

Para utilizar as formas que são apresentadas dentro do modelo, disponíveis no lado esquero, basta selecionar a que deseja e arrastar para a parte da direita, onde está a sua folha.

Dica: use e abuse do zoom para poder trabalhar com um nível de detalhamento maior na hora de redimensionar suas formas.

Tenha paciência, pois o processo é demorado mesmo. Você terá que desenhar parede por parede, para assim os ambientes irem tomando forma. Depois você deverá selecionar o modelo Dimensionamento – Engenharia para inserir as medidas.

Dica: as medidas são preenchidas automaticamente quando você utiliza uma forma de medida unindo os 2 pontos que se deseja medir. Se por acaso a medida final não for do tamanho que você havia medido na prática, a melhor coisa é ir redimensionando as paredes e as formas de modo que a media automaticamente fique do tamanho desejado. Mas se mesmo assim isso não for possível, você poderá no final editar o valor que é atribuido clicando duas vezes em cima da medida.

No final, o resultado é bem legal. Veja abaixo como ficou a planta do meu apartamento feita no Visio.

 Planta do apê

Espero que tenha gostado do resultado final. Não fica com uma aparência tão profissional quanto uma planta feita no Autocad 2D, mas possui informações suficientes para realizar qualquer tipo de orçamento para mão-de-obra.

E se você ainda ficou com alguma dúvida a respeito, tanto sobre o Visio, ou sobre como eu cheguei nestes resultados, não deixe de comentar este post que eu responderei com enorme prazer.

Quaizasnovas? Agora eu já sei como fazer plantas baixas no Visio! E na sequência irei postar mais sobre a RAPÊ, aguarde!


Ações

Information

13 responses

28 03 2008
Clarissa

Uma aula prática de como fazer uma reforma bem-sucedida🙂

28 03 2008
Quaizasnovas

Obrigado Clarissa… ainda bem que eu tenho facilidade com computadores, logo, sempre que posso, recorro a ele e à internet, a foruns de discussão, sites que ajudam, especialistas, etc.

21 05 2008
Milena

Por favor, onde acho as escadas no visio?

27 05 2008
Quaizasnovas

Olá Milena, boa tarde.
Você encontra escadas na categoria “Planta de Construção”, modelo “Planta Baixa”, dentro da forma “Núcleo de Construção”.
Lá você encontra modelos de escada ornamental, recortada, reta, em caracol, rolante, além de formas como patamar de canto, direção da escada, rampa, corrimão, etc.
Espero ter ajudado. E se tiver dúvidas entre em contato novamente.
Abráz!

1 08 2008
Karina

Adorei o site!
Descobri ele um pouco tarde pra mim, mas estou adorando as dicas, espero usar muitas.
A minha construção começou em junho e tive muitas dores de cabeça com arquiteta e engenheiros. Ainda bem q temos ótimos pedreiros e eletricistas.
Vou sempre passar por aqui.
Seu apto. tá lindo!

4 08 2008
Quaizasnovas

Oi Karina, muito obrigado pelos elogios!
Não sou arquiteto nem minha esposa, no entanto, com carinho, dedicação e muita conversa, conseguimos chegar num resultado muito satisfatório.
Siga sempre sua vontade, seus desejos… faça aquilo que imagina!
Boa sorte na sua reforma, e continue navegando no Arquitentando.
Abraço.

18 11 2008
Gustavo

Então caraa,

to com um problema pois meuu Visio está em inglês. Eu tenho que fazer uma planta de uma empresa.

Gostaria de sua ajuda e opnião. Não manjoo muito de Visio.

Obrigado

18 11 2008
Gustavo

Outro detalhe importante, a empresa possui três andares…

15 12 2008
Julia

como é q eu vou fazer o dowloud, em q site q eu vou sera?
se alguem puder me ajudar o meu msn é: ju.sordi@hotmail.com, obrigada gente, adoro vcssss
BEIJOSSSSS

17 03 2009
Tatiana Rodrigues

Adorei a ideia e estou copiando!
Seria legal se vc pudesse deixar para download.
Obrigada

8 10 2009
rogerio

gostaria de receber dicas de como fazer planta de casa

6 11 2009
humberto martins porto

muito bom mesmo estão de parabéns, sou estudante de design de interiores e o ms-office visio 2003 vai ser uma mão na roda!!! valeu e mais uma vez parabéns!!!! a propósito o visio é grátis??? rrsrrsrrrsrrrrss,,,,

22 03 2012
varnei mendes de santana

Que Deus me ilumine e de
forca para construir a minha casa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: