RAPÊ – Etapa 8 – Pintura e acabamento (final)

6 05 2008

Pois é, a etapa 8 da RAPÊ chegou ao fim. O apê está pintado, porém ainda bagunçado.

O fato da ainda existir a etapa 9, que é a colocação do assoalho de madeira nos dois quartos, fez com que todos os objetos, móveis e utensílios que antes estavam nos quartos, fossem levados para a sala.

Assim, o carpete dos quartos pôde ser arrancado, ficando assim apenas no contra-piso.

Para ilustrar como ficou o apartamento após a pintura, eis algumas fotos:

Todas as portas, batentes, guarnições e rodapés foram pintados de branco. Uma mistura de tom acetinado e alto-brilho, o que proporcionou uma textura macia, muito homogênea, e que lembra muito a laca.O quadro de luz também foi pintado com a mesma tinta.

As fechaduras e maçanetas são Pado, todas no mesmo modelo, prata fosco. O contraste ficou excelente.

Detalhe para o rodapé, os sokalos, e a porta camarão com 5 vidrinhos jateados.O branco das madeiras e dos espelhinhos de luz constratou muito bem com a cor gelo acetinado, usada nas paredes.
A sala de jantar ficou com esta parede na cor vermelha.O controle de iluminação é o seguinte: 2 interruptores independentes onde, um deles acende as 3 lâmpadas centrais, que são do tipo PAR 20 dimerizadas, e o outro interruptor acende as outras 5 laterais, que são do tipo mini-dicróicas 35W não dimerizadas. 
Detalhe para a iluminação da sala de TV: 4 lampadas do tipo PAR 20 50W não dimerizadas, com controle independente.O “buraco” à direita que pode ser visto, é para colocação da caixa de som do tipo arandela, da Selenium.
As duas lâmpadas à direita são do tipo mini-dicróicas, também com controle separado, e não dimerizadas. Ficarão em cima do local onde ficará a TV.
Nesta foto é possivel ver melhor a sala de TV e o corredor de entrada ao fundo.No corredor, um interruptor paralelo próximo à porta da cozinha, e na entrada da sala, acionam 3 lâmpadas do tipo mini-dicróica de 35w.

Na sala de TV, as 3 lâmpadas do lado esquedo são do tipo mini-dicróicas dimerizadas.

No quarto foi feita uma parede pintada de verde, na posição da cabeceira da cama.Foram instalados 2 pendentes, com controles individuais um de cada lado, dimerizados.

Detalhe para as caixas de som ambiente, que são interligadas com as da sala, mas que podem ser controladas pela TV do também quando for necessário.

No espelho da esquerda há 2 interruptores sendo: 1 controle para a iluminação central do quarto, que são 2 lâmpadas PAR 20 de 50w e 2 lâmpadas do tipo AR 70 também de 50w (4 lâmpadas no total). Outro interruptor dimmer para o pendente da esquerda.No espelho da direita, também há o dimmer para o pendente da direita, além de um interruptor para acionar 3 lâmpadas do tipo mini-dicróica não dimerizado direcionado para o guarda-roupas.
Detalhe para a iluminação do guarda-roupas.
Teto do banheiro pintado, com plafon e arandela instalados.

Ações

Information

31 responses

7 05 2008
Ricardo

Putz… show de bola😀 valeus novamente por compartilhar…

7 05 2008
Quaizasnovas

É sempre bom compartilhar experiências. Continue visitando o Arquitentando e mantenha contato sempre que quiser. Abraço.

7 05 2008
Ricardo

Cara, eu queria entender um pouco mais sobre a iluminação dimerizada que você usou na sala.. tipo.. as luzes que são dimerizadas, as 3 centrais PAR 20, você comprou um dimmer, instalou e definiu um nível fixo de variação diferente de 100% ou você tem um controle onde você pode ir de 0 a 100%?

Outra parada.. as 4 PAR 20 com controles independentes, quer dizer que você tem 1 botão no painel para cada lâmpada?

As duas lâmpadas sob a TV são de 35w também?

A tinta do quarto é tipo a ‘semi-brilho’ né?

Valeus.. tô acompanhando cada palavra aqui do teu AP… que já tá showzão mesmo.. parabéns novamente.

Pergunta geral… onde você menciona ‘dimmer’, quer dizer que você tem um controle de variação da intencidade da luz? Qual a marca que você tá usando?

7 05 2008
Quaizasnovas

Olá Ricardo, vou responder suas perguntas neste comentário… vamos lá.

O dimmer é um controle semelhante ao controle de volume de um aparelho de som qualquer, que fica no espelhinho (ou painel), que serve justamente para variar a intensidade da iluminação, de 0 a 100% conforme você suspeitava. Hoje em dia existem dimmers digitais, que ao invés daquela “rodinha” que você gira, são 2 botões (um aumenta e outro diminui).

Como as lampadas PAR20 são de 127 volts, então não usei transformador. Elas são dimmerizadas diretamente na energia. E quando eu digo “controle independente” é justamente isso… um interruptor ou dimmer apenas para aquela(s) lâmpada(s) no painel.

Todas as lâmpadas mini-dicróicas que eu utilizei no projeto são de 35w, 12 volts, com um transformador individual para cada lâmpada.

Tanto a tinta do quarto quanto a da sala é do tipo acetinado, que um intermediário entre o fosco e o alto brilho. Acho que pode ser chamado sim de “semi-brilho”.

Sobre a marca do dimmer, eu estou utilizando uma marca pararela. Todos os espelhos elétricos que troquei são da marca Prime modelo Lunare, da Schneider Electric. Mas um dimmer original desta marca costuma custar cerca de R$ 80 enquanto um paralelo não sai por mais de R$ 15.

Uma dica: na hora de comprar um dimmer, confira a potência dele. Geralmente eles têm 300w de potência. Isso significa que se você quiser ligar várias lâmpadas no mesmo dimmer, a soma das potências das lâmpadas não pode ultrapassar a potência do seu dimmer. Exemplo: em um dimmer de 300w você pode ligar até 6 lâmpadas de 50w, ou 15 de 20w, e por aí vai. Outra dica: é bom nunca usar a potência máxima do dimmer, ou seja, se seu dimmer é de 300w, procure usar até 90% da potência, ou seja, até 270w.

Espero ter respondido suas dúvidas, e continue visitando o Arquitentando. É muito gratificante saber que existem pessoas que visitam o blogue, gostam, e elogiam.

Abraços.

20 06 2008
Karla

Olá
Achei maravilhoso as portas, rodapés, etc…..as fechaduras da Pado fosco são lindas, ontem fui a uma loja de materias de construção e pude constatar…..onde você comprou as fechaduras? qual a loja com melhor preço?
Obrigada e parabéns……esta de muito bom gosto!

20 06 2008
Quaizasnovas

Karla, obrigado pelos elogios.
As fechaduras eu comprei na Telhanorte, aqui em São Paulo. Eu fiz uma pesquisa em casas de materiais pra construção (Telhanorte, Leroy, C&C, etc), e em locais especializados como a Rua do Gasômetro e Rua Paes Leme, e não compensava comprar nestes lugares especializados.
Se for na Telhanorte de Guarulhos, procure pelo vendedor Valdinei e o gerente Cícero! Os caras são 10 no atendimento, e se você chorar ainda pode ganhar um descontinho na hora de pagar.
Abraços.

6 07 2008
Ricardo

Coeh rapá… po seria bacana ver essas fotos em alta resolução junto com as outras lá no teu album… tá muito show😀

9 09 2008
Leandro

Parabéns, muito 10 sua casa.

As guarnições das portas são em gesso??? Ficaria estranho guarnição em gesso em portas envernizadas???
Abraços
Leandro

9 09 2008
Quaizasnovas

Valeu Leandro. Obrigado pelos elogios🙂
Agora as guarnições são de madeira, pintadas de branco.
O rodapé é de MDF também pintado de branco.
Os sócalos (acabamento entre guanição e rodapé) são de madeira.
Eu não aconselharia usar gesso. É muito facil lascar. E se pretende envernizar suas portas, talvez não fique tão legal essa mescla de madeira com branco. A não ser que seja um ambiente empresarial, onde utilizar mescla de cores compromete menos o visual do ambiente.
Boa reforma!

12 09 2008
André

Parabéns pela reforma, e principalmete por “compartilhar” a mesma conosco.
Gostaria de saber qual proporção de acetinado e alto brilho que vc usou para pintar as portas e os rodapés? Metade e metade?

Obrigado.

André

12 09 2008
Quaizasnovas

Oi André, quem fez a mistura foi o pintor, não sei te precisar.
Mas acredito que tenha sido metade metade porque comprei a mesma quantidade de tinta alto brilho e acetinado.
O acabamento das madeiras ficou primoroso. E esse resultado só pode ser obtido porque antes de pintar o pintor deu um senhor tratamento com massa, lixa e base nas madeiras. Todas as imperfeições foram tiradas.
Ficou muito bom! Com aspecto de laca até.
Um abraço.

12 09 2008
André

Parabéns novamente, e muito obrigado!

12 09 2008
André

Ah!Te pedi em outro post o contato do Deusdete, marceneiro que colocou os rodapés.

Obrigado.

André

16 09 2008
marcos

ola fera adorei suas portas, estou aqui na minha construção e gostaria de saber exatamente como é q vc fez essas misturas de tintas para mim pintar as portsas e os batentes de branco, se tiver como vc me responder o mais rapido possivel eu agradeço???

16 09 2008
Quaizasnovas

Marcos, foi como eu disse em posts anteriores.
O pintor misturou acetinado com alto brilho, e ficou com um acabamento muito bom! Acredito que tenha sido meio a meio.
Manda ver que vai ficar bom!

André, vou pegar o contato do Deusdete e te mando depois por email.

Abraço.

16 01 2011
Christian

olá,

gostei muito do acabamento das suas portas e pelo que pude ver a instalação das portas e rodapé ficaram em um bom preço.
Você poderia me passar o contato do Pintor e do Marceneiro que participaram dessa obra, porque estou com uma obra que está nessa etapa.
Obrigado

17 09 2008
Hugo

Parabéns pelo lugar. Está muito bem feito.

Gostaria de saber se você tem o tel. do seu pintor. Estou a procura de um que tenha boas referencias.

grato,

18 09 2008
zoranil

Acho que vejo as coisas bastante parecidas com vc, acabei de decorar uma casa que usei muitas coisas parecida com sua decoração, só não usei tantas lampadas, colokeias em pontos estrategicos, pois sou a favor da economia de energia a todo custo. Parabens, esta muito bonito, e essa informação o dimmer foi 10. gostei.

18 09 2008
Quaizasnovas

Olá Zoranil. Quem não é a favor da economia de energia, não é? Ainda mais quando fazemos para nós mesmos.

O fato de eu ter utilizado varias lampadas foi para me dar várias possibilidades. Pois, na sala de jantar por exemplo, existem 2 comandos: 1 dimer para 3 PAR20 de 50W, e 1 interruptor pra 5 mini-dicroica de 35W. Dificilmente uso os 2 acionamentos ao mesmo tempo.

Na sala de TV, tem 1 interruptor pra 4 PAR20 de 50W (200W), 1 interruptor pra 2 mini-dicroica 35W (70W) e 1 dimmer pra 3 mini-dicroica de 35W (105W) em cima do sofá, que também sempre uso ou um controle ou outro.

Nas fotos foram todos acessos para dar ideia da iluminacao total, o que bem iluminado também ficou show!

Você está certo sobre a economia de luz, mas abusar de controles na minha opinião é muito legal… vc criar os ambientes que quiser, os “cenários” como dizem os decoradores.

Talvez no meu caso, o exagero de lampadas exigiu um exagero de interruptores, mas no final, o resultado para mim foi muito satisfatório. Tudo é uma questão de escolha.

Boa sorte em seus projetos, e continue navegando no Arquitentando.
Abraços.

1 10 2008
Equipe Decora Brasil

Cada detalhe desde a escolha de móveis, objetos, pisos são importantes ao pensar em decoração de interiores. E é claro não podemos esquecer das cores e iluminação: a combinação que você fez ficou perfeita! Parabéns!

15 12 2008
Marcia

Olá! PARABÉNSSSSSSSSSS FICOU LINDO D+!!!!!!
Eu gostaria de saber qual a marca das tintas que vc usou nas portas e na parede.
Aguardo retorno.
Obrigada!

6 02 2009
Patricia

qual a melhor altura do chão para a instalação de pendentes de cada lado da cama?
obrigada

1 03 2009
mara

Olá! Parabéns pelo projeto do seu apto! Muito bom mesmo! Como vi que vc é uma pessoa experiente gostaria de tirar algumas dúvidas contigo ok? Tenho uma parede de mais ou menos 2,80m, a decoradora colocou um lindo papel de parede, aí então para dar destaque resolveu embutir no gesso do teto 10 lampadas “MR11 012v 20w, foco 024.02 MR11 puncto” (obs: como não entendo muito bem disso, descrevi a especificação do jeito que esta na nota fiscal), o problema é que agora eu achei que ficou lampada demais! A distancia entre elas é de 20 cm, qual a sua opinião? Se usa colocar muitas lampadas desse tipo? obrigada pela atenção!

26 04 2009
Fernanda

Adoro suas dicas!

Você pode me passar o contato do seu pintor.
Estou reformando meu apê e quero as paredes iguais bundinha de nenem.
Os pintores que fiz o orçamento que tem um bom acabamento, orçaram por 3.500 para pintar um apto de 60m². O que vc acha? Está caro?

30 05 2009
Camila

Boa tarde!
Será que você pode me passar o contato do pintor que laqueou a sua porta?
Obrigada!
Camila

26 07 2009
Twilight

QNTS M² TEM ESSE AP?

27 10 2009
sandramara

oi Ricardo, adooorei seu ap, PARABÉNS!!,

Sobre rodapés, estava pensando comprar sarrafo e tratá-lo para finalizar em branco, o que vc acha?, meu pai é marceneiro e queria uma opinião de decoradoração e não de viabilidade pois ele diz que mdf não é aconselhavel.
Abraços
Sandra.

27 05 2010
Luciane Pavani

Gostaria de ver algumas fotos de batende de gesso, estou com duvida se coloco de gesso ou de pedrasb tipo aquelas que geralmente usamos para decorar na parte externa da casa

28 03 2011
Gabriela Zorzi

Olá, estava fazendo uma pesquisa sobre pintura de porta e achei sei blog! Estou precisando pintar as portas do meu apto, mas queria uma indicação de pintor bom para isso, pois o que pintou meu apartamento era mediano… e a porta se não ficar boa acaba aparecendo muito! Você pode me indicar o que fez a sua?
Grata

21 08 2011
Marcia

Olá. Adorei suas portas….Qual é a marca da tinta q/ vc usou????
Obrigada e Parabéns

14 09 2012
Dedé Melo

Comprei fechaduras Pado para o meu apartamento e rodapés Santa Luzia, comprei pela internet no site http://www.cmarceneiro.com.br e estou muito satisfeito! As fechaduras são muito bonitas e de alta qualidade, gostei muito! Os rodapés são simplesmente divinos! Ficou tudo muito bonito! Fica a dica para quem quiser conferir! Abraços…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: