Projeto de rede Wi-fi

20 06 2008

Recentemente eu tive que arquitentar uma rede de computadores, cuja função era unificar os equipamentos de dois estabelecimentos comerciais na mesma avenida, um de frente para o outro em lados opostos (literalmente!).

Visão macro da rede 

Trata-se de duas lojas de roupas, sendo uma de roupa infantil (Sivesti Moda Jovem) e uma de roupa para adultos masculino e feminio (Vitrine Multimarcas). O proprietário deseja automatizar as duas lojas, utilizando assim um mesmo sistema de automação e um estoque unificado.

A principal dúvida surgida nem foi quanto aos computadores e equipamentos em si, mas justamente quanto à topologia e quanto à tecnologia que seria empregada: wired ou wireless ?

As redes corporativas que conhecemos até então são redes wired, ou seja, são redes que interligam os computadores através de cabos de rede. Mas a tendência hoje em dia é ser wireless, ou seja, redes sem fio.

Mas o maior problema das redes wireless é a instabilidade do sinal na maioria dos casos, causando perda de qualidade e as vezes queda da velocidade de conexão. Equipamentos ainda a preços altos e questões de  vulnerabilidade e segurança também atrapalham um pouco a escolha desta modalidade.

O que não há o que discutir é a sua praticidade de instalação, operação, e principalmente, mobilidade. E como para o caso deste projeto, onde o proprietário deseja não fazer quebra-quebra, passar fios (fixando assim os locais dos computadores), e principalmente interligar as duas lojas, optamos por um projeto 100% wireless mesmo.

Então neste diagrama abaixo há uma breve descrição do ambiente que existe entre as duas lojas.

Por enquanto, o que foi feito foi apenas um esboço. O próximo passo será definir a marca dos equipamentos de rede que será utilizado.

A busca será concentrada em equipamentos com um bom custo-benefício, mas também uma marca confiável e de boa qualidade. Afinal, perder sinal em ambiente corporativo é uma situação comprometedora. O sistema que rodará nas duas lojas em momento nenhum poderá sair do ar.

Veja abaixo a topologia que foi desenhada, afim de interligar as duas lojas. Clique na imagem para vê-la ampliada.

Com a tecnologia que existe hoje e com a certeza de que existem bons equipamentos disponíveis, temos certeza de que esta será um modelo de rede bem dimensionada e estável depois de funcionando. O resto, nada que um software bem configurado e seguro não resolva!

Fiquem à vontade para tecer comentários, críticas e sugestões.


Ações

Information

3 responses

30 06 2008
Clarissa

A wireless vem sendo mais usada tb porque esteticamente não é agressiva…fora a mobilidade, como vc falou. A desvantagem é que realmente a velocidade e instabilidade dela é inferior à outra opção. Abraços!

25 09 2010
kleber

oh legall agora eu to aprendendoo um pouco mais!

25 09 2010
kleber

aee legal eim

agorah eu to aprendendoo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: